NOTÍCIAS



CBTKD abre Cadastro Nacional Para-Taekwondo

O objetivo é incentivar a modalidade no país


1º Campeonato Paulista Para-Taekwondo (FESPT), a primeira competição oficial de Para-Taekwondo do Brasil

Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) está abrindo o Cadastro Nacional Para-taekwondo. Os paratletas poderão se cadastrar no link http://goo.gl/forms/9ClF81JhDS. O cadastro é o início de um planejamento de ações que visam fomentar o Para-Taekwondo no Brasil.

No estado de São Paulo, por exemplo, foram feitas ações pioneiras do Para-Taekwondo no país. Em uma delas houve a presença de representante do Comitê Para-Taekwondo da WTF. “Pretendemos realizar reuniões em conjunto com representantes do Para-Taekwondo da WTF e do Comitê Paralímpico Brasileiro, além de palestras para as Federações filiadas à CBTKD. Após as ações iniciais, formataremos um plano de ação para ser apresentado à presidência da CBTKD”, informou Flávio S. Joo Bang, da Coordenadoria Para-Taekwondo.

Na primeira etapa, será feito um mapeamento de paratletas a nível nacional. Por meio destes dados, serão identificadas as particularidades regionais e as divisões nas quais os atletas se enquadrariam. Em seguida será feito um trabalho de informação e orientação junto às federações estaduais e aos atletas.

O objetivo principal é desenvolver o Para-Taekwondo no Brasil, nova modalidade oficial da WTF. Ela foi recentemente incluída no Programa Paralímpico e estará nos Jogos Paralímpicos Tokyo 2020. “É um trabalho de integração e inclusão. Assim conseguiremos reunir esta categoria para, em seguida, desenvolver um trabalho voltado para o alto rendimento. É tudo muito novo, cada tipo de deficiência tem sua regulamentação e órgãos reguladores que certificam o para-atleta. Estamos estudando muito, aprendendo a cada dia”, comenta Flavio Bang.

Maria Ferri
Assessoria de Imprensa CBTKD

Prêmios e Reconhecimentos

1. Personalidades
Autoridades, dirigentes, pessoas que se dedicam e apoiam o crescimento do taekwondo no estado de São Paulo
2. Galeria dos Campeões
Atletas paulistas que fizeram e fazem parte da história do taekwondo do estado de São Paulo
3. Prêmio Brasil de Taekwondo
Prêmio anual em reconhecimento aos técnicos e atletas que se destacaram durante o ano.