NOTÍCIAS



Brasil Lutas: Taekwondo, Ciência e Tecnologia

TAEKWONDO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
As novas tendências do treinamento na modalidade

Vem aí uma grande novidade para os atletas de Taekwondo.
Constituída em 2012, a Brasil Lutas é uma empresa de consultoria esportiva focada em modalidades de combate que fornece suporte aos atletas no que diz respeito à preparação física e análise tática.
São membros fundadores da empresa Diego Morine e Paula Avakian, ambos faixas pretas de taekwondo e formados em Educação Física pela Universidade de São Paulo (USP). Em sua passagem pela Instituição tiveram participação no grupo de estudos de lutas, realizando pesquisas relacionadas ao taekwondo, além de serem contemplados com bolsas de intercâmbio na Universidade do Porto, Portugal. Agora, são também recém integrantes da Academia Brasileira de Treinadores do COB.
Neste mês será inaugurado o espaço físico da Brasil Lutas, que contará com área de combate e também um setor de preparação física para lutadores, equipado para atender as demandas de cada modalidade.
Em parceria com a FESPT, a empresa pretende trazer ao setor das lutas maior possibilidade de integração entre o conhecimento acadêmico e prático, aliando estudos mais recentes publicados nos principais periódicos internacionais com as reais necessidades enfrentadas durante o combate. Nos tópicos abaixo é possível entender um pouco melhor sobre os serviços oferecidos.
- Preparação Física:
A Preparação Física realizada pela Brasil Lutas engloba os serviços de anamnese, avaliação, prescrição, monitoramento e periodização do treino. A sessão de treino físico é acompanhada pelo preparador físico, que além de ter a função de corrigir os exercícios e motivar os atletas, ainda cumpre o papel de monitorar o treino através de diversas ferramentas psicométricas e testes motores, realizando ajustes individualizados nas cargas de treino dos atletas e otimizando ainda mais sua performance. Primeiramente, é realizada uma anamnese a fim de verificar qual é o perfil do atleta, se existem limitações relacionadas ao treinamento, que tipo de lesões ele possui, dentre outros fatores relevantes. Em seguida, é realizada uma bateria de testes físicos que servirão inicialmente para identificar quais capacidades motoras o atleta possui mais ou menos desenvolvidas. Com base nestes dados e no calendário competitivo do atleta, os profissionais planejam o Macrociclo.
Este serviço visa maximizar as capacidades dos atletas, bem como evitar problemas comumente encontrados como o overreaching e o overtraining. 
A planificação e o acompanhamento do treinamento aliam o trabalho físico-técnico com o suporte acadêmico, fornecendo dados a respeito do comportamento do atleta perante aos estímulos oferecidos na sessão de treino. O treinamento além de planejado é também monitorado através de ferramentas que permitem identificar de forma objetiva a adaptação do lutador aos esforços realizados.
- Análise tática:
Outro serviço também prestado pela Brasil Lutas é a análise tática de lutas, que objetiva auxiliar os atletas e seus treinadores quanto às ações realizadas em combates e avaliá-las com base em tendências apresentadas, para otimizar ainda mais o desempenho. A análise é realizada através de um software de alta tecnologia que permite a inserção dos dados do combate, proporcionando assim uma visão mais detalhada.
A ferramenta – elaborada inicialmente para o judô – chega ao taekwondo como grande inovação à área e já vem sendo utilizada com resultados satisfatórios em alguns atletas da modalidade. O trabalho é fruto de uma adaptação realizada no esquema de análise com lutas do judô proposto pela Dra. Bianca Miarka, ex-judoca e idealizadora do projeto com a análise tática também para o taekwondo, em conjunto com a Brasil Lutas.
A empresa dispõe atualmente de três tipos de análise:
1) Análise de lutas do cliente. Neste modo são diagnosticados os principais golpes do atleta com base em suas lutas mais recentes bem como suas tendências e pontos a serem melhorados. Tais dados são de extrema relevância para o treinador, pois a partir deste relatório é possível planejar treinos mais específicos e individualizados para correção de erros do atleta; 
2) Análise tática do oponente. Proporciona um indicativo das tendências de ações executadas pelo oponente a ser enfrentado, para que o cliente tenha em mãos informações que o permitam antecipar suas ações de modo a tornar seu adversário menos imprevisível;
3) Análise da interação do combate. Trata-se de uma análise realizada após determinada competição, mostrando as principais ações do atleta correlacionadas com os golpes de seu adversário. Tal interação fornece um feedback para orientar o técnico a estruturar os treinos posteriores.
A partir do dia 22 de setembro a Brasil Lutas estará preparada para receber atletas de taekwondo e de demais modalidades que queiram profissionalizar seu treinamento físico.
Para os interessados, a empresa está localizada em São Paulo, capital, no bairro do Tatuapé sob o endereço, Rua Domingos Agostim, 148, 2º andar (em frente ao Shopping Metrô Tatuapé). Caso queira maiores informações sobre os serviços oferecidos, o telefone para contato é: 11 2094-2226 e o e-mail: contato@brasillutas.com.br

Prêmios e Reconhecimentos

1. Personalidades
Autoridades, dirigentes, pessoas que se dedicam e apoiam o crescimento do taekwondo no estado de São Paulo
2. Galeria dos Campeões
Atletas paulistas que fizeram e fazem parte da história do taekwondo do estado de São Paulo
3. Prêmio Brasil de Taekwondo
Prêmio anual em reconhecimento aos técnicos e atletas que se destacaram durante o ano.