NOTÍCIAS



Guia sobre as mudanças nas regras de competição

O Mestre Ricardo Ogata, Coordenador de Arbitragem da FESPT e Árbitro Internacional de Kyorugi da WTF publica um guia sobre as mudanças nas regras de competição. Em breve será realizado um Seminário Estadual de Arbitragem onde todos poderão esclarecer as suas dúvidas.

Terminologias

Alguns termos utilizados nas competições foram alterados e passam a seguir as seguintes denominações:
- Nocaute passa a ser denominado RSC (Referee Suspend Combat).
- Sudden Death (Morte súbita) passa a ser chamado de Golden Point (ponto de ouro).
(A WTF esta banindo termos que, de certa forma, prejudicam a imagem da modalidade).

Shijak
Ao comando de shijak (começar) o árbitro central sai da base apkubi para apseogi, diferentemente do que se fazia anteriormente, onde utilizávamos a base bom seogi.

Cartões
Os árbitros centrais deverão portar um cartão de cada cor (azul e vermelho) para solicitar revisão de vídeo. Na situação onde o árbitro vê claramente que um chute legal atingiu o atleta. O árbitro inicia a contagem, porém verifica que os pontos não foram computados.
Procedimento: O árbitro deve contar até 8 e pedir shigan. Se nenhum juiz se manifestar sobre a pontuação, ele deve levantar o cartão correspondente à cor do atleta que chutou e pedir a revisão de vídeo.
Uma vez comunicado do resultado, ele guarda o cartão e segue o que foi determinado. (Exemplo: adicionar 3 ou 4 pontos, penalizar com kyongo ou Gam Jeom um possível ato ilegal ou somente seguir o combate).

Shigan
Pode ser utilizado em duas situações:
- Quando o médico precisa de tempo adicional para terminar um atendimento no keshi.
O árbitro deve comunicar o atleta do andamento do tempo a partir dos 40 segundos e seguir informando de 5 em 5 segundos, ao mesmo tempo que consulta o médico sobre as condições de continuar no combate. Uma vez que o atleta tem condições de prosseguir, porém precisa de um tempo adicional de atendimento, o árbitro deverá parar o tempo com o comando de shigan no 55º segundo.
- Quando o Árbitro abre contagem, porém observa que os pontos não foram computados ou se for necessário ajustar algum equipamento (Exemplo: colocar o capacete) para retomar o combate.
A contagem deve chegar até 8 e o árbitro central solicita shigan.
Se os juízes se levantarem indicando pontuação, o árbitro deverá consultá-los para verificar se houve erro na marcação dos pontos (apertaram o botão errado). Se nenhum dos juízes se manifestar, o árbitro levanta seu cartão, correspondente a cor do atleta que chutou, e solicita a verificação da ação no VR (Vídeo Replay).

Quedas
O(s) competidor(es) deverá(ão) receber kyongo por queda, independente da intenção ou repetição nas seguintes situações:
- Se ele é derrubado pelo impacto de um golpe desferido pelo adversário (com ou sem existência de pontuação).
- Se ele desfere um chute giratório e cai, ou se sua mão toca o chão.
- Durante uma troca de técnicas ou esbarrão um competidor cai. Este deverá receber kyongo.
- Se os dois atletas caem numa troca de técnicas.
Quedas sem penalização:
- Aquela provocada por piso muito escorregadio pela existência de líquido escorregadio ou poças de água ou suor. Sempre verificar se o atleta está simulando um "escorregão".
- Quando o atleta é derrubado com um golpe contundente que o árbitro abre contagem.
- Se o atleta é derrubado por uma ação ilegal do adversário. (Exemplo: empurrar, agarrar). Nesse caso, o penalizado será quem cometeu a ação ilegal.
- Se o atleta cai porque o adversário o atingiu abaixo da cintura. Nesse caso, o adversário receberá o kyongo ou Gam Jeom.
- Quando ambos os atletas cairem por um esbarrão, sem desferir nenhum golpe. O árbitro deverá fazer a mesma sinalização da anulação de pontos e prosseguir o combate.

Ação não detectada pelo VR
- Quando há falha no equipamento ou mesmo a ação requisitada não foi filmada pelo operador da câmera por falta de atenção, a decisão será por negar a solicitação, porém o cartão retornará para o técnico.
Na situação onde a ação não é clara pelo ângulo da câmera ou esta parcialmente encoberta pelo árbitro, o resultado do VR será baseada no julgamento do árbitro e juízes, isto é, pedidos de kyongos ou Gam Jeoms, chutes na cabeça ou invalidação de 3 ou 4 pontos.

Perna elevada
Levantar a perna para impedir um ataque por mais de 3 segundos será penalizado com kyongo, o mesmo ocorre no caso de elevar a perna e trocar a perna por mais de 3 segundos. Elevar a perna e executar chutes curtos sem um ataque real por mais de 3 segundos também é penalizado.
O árbitro deverá contar os 3 segundos e paralisar o combate para penalizar o atleta e caso ocorra um chute neste momento que seja computado pontuação, o árbitro deverá anular o(s) ponto(s) e penalizar com Gam Jeom.

Kalyeo
Ao comando de Kalyeo do árbitro o (a) operador(a) do placar aguarda 1 segundo para acionar a tecla. Existem dois motivos para esta medida:
- A parada precipitada, pode fazer com que pontos não sejam visualizados, por interromper o funcionamento do sistema no momento que iriam ser computados.
- O motivo do Kalyeo pode ser para iniciar a contagem, situação na qual o tempo não é interrompido.

Stand up (levantar)
Primeiro comando de “stand up” deve ser imediato, depois de 3 segundos segue o segundo comando e depois de 3 segundos o terceiro. O tempo total decorrido será de 10 segundos.
-Se o competidor não consegue cumprir o comando do árbitro de se levantar, este será declarado perdedor por RSC.
-Se o competidor está fingindo ferimento e demora pra se levantar, este deverá ser punido com kyongo.
O árbitro pode mudar o comando de stand up para keshi, se ele verificar que a lesão é real. Se isto ocorrer o médico da competição será acionado para o atendimento. Se o médico da competição está ocupado, o médico ou fisioterapeuta da equipe pode ser acionado pelo árbitro para atender o atleta. O tempo de 1 minuto será rigorosamente observado e o árbitro deverá anunciar em intervalos de 5 em 5 segundos começando pelo 40º segundo. Somente o médico da competição poderá solicitar mais tempo para tratar a lesão.
Se o motivo da lesão foi uma ação ilegal por parte do adversário (Exemplo: chute abaixo da cintura), o procedimento será penalizar o adversário e depois comandar stand up ou solicitar o atendimento médico (keshi).

Ataque após o Kalyeo
O ataque após o Kalyeo é determinado quando o árbitro faz o comando sinalizando com o braço totalmente esticado.
Se o competidor levantar a perna depois do braço totalmente esticado ele deverá ser punido:
- Se o pé tocar o adversário, ele será punido com Gam Jeom.
- Se o pé não tocar o adversário, ele será punido com kyongo. (Isto se explica pelo fato da atitude de intimidar o oponente com um falso ataque não está em conformidade com o espírito do Taekwondo)

Atacar oponente caído
Se o pé tocar o oponente quando ele está caído, o atleta que executou o chute será penalizado com Gam Jeom.
Se o atleta simula um ataque quando o adversário se encontra caído, ele será penalizado com kyongo. Esta penalidade é atribuída pela falta de espírito esportivo do competidor que ataca.
Nota: o conceito de caído é quando qualquer parte do corpo, fora a sola dos pés, tocar o chão.
Nota: Se o árbitro verificar que o competidor parou a perna antes do contato, e que o competidor não teve a intenção de intimidar o oponente caído, ele pode deixar de penalizar.

Ricardo Ogata
Coordenador de Arbitragem

 

Prêmios e Reconhecimentos

1. Personalidades
Autoridades, dirigentes, pessoas que se dedicam e apoiam o crescimento do taekwondo no estado de São Paulo
2. Galeria dos Campeões
Atletas paulistas que fizeram e fazem parte da história do taekwondo do estado de São Paulo
3. Prêmio Brasil de Taekwondo
Prêmio anual em reconhecimento aos técnicos e atletas que se destacaram durante o ano.