NOTÍCIAS



Relatório do Seminário Internacional da FESPT

Aconteceu nos dias 7 a 9 de março o mais esperado Curso Internacional realizado no estado de São Paulo dos últimos anos. Mestre Ireno Fargas, Faixa Preta 8º Dan, Campeão Mundial e Europeu, participou de 3 mundiais como atleta e mais 13 mundiais como técnico, trabalhou com 17 medalhistas olímpicos trabalhando nas seleções de Espanha, França e México. Hoje reside no México onde coordena o centro de alto rendimento em Laloma onde a delegação brasileira se preparou para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara e Campeonato Mundial 2013.
Ireno chegou no aeroporto internacional de Guarulhos no dia 6 de março por volta de 23:30 junto de sua esposa, seguimos viajem para Barão Geraldo (distrito de Campinas), onde ele ficaria hospedado já que o curso aconteceria nas dependências de UNICAMP (Universidade de Campinas), que fica no mesmo distrito. Na chegada Mestre Ireno foi muito receptivo e demonstrou sua alegria em estar novamente no Brasil para ministrar cursos e ajudar no desenvolvimento do Taekwondo brasileiro.
O curso foi uma iniciativa do Presidente da FESPT (Federação do Estado de São Paulo de Taekwondo), Dr. José de Souza Júnior, que não está medindo esforços para melhorar a cada dia o taekwondo do estado de São Paulo, todos os faixas pretas, que estavam em dia com a FESPT, puderam participar, como em todos os cursos e seminários da FESPT, sem custo algum, uma iniciativa inovadora da FESPT e exemplo para o taekwondo brasileiro.
O primeiro dia (sexta-feira, dia 7), foi apresentado o sistema de treinamento desenvolvido pelo Ireno Fargas, um trabalho de mais de 4 anos e toda vivencia nas competições internacionais, além de várias pesquisas com outras modalidades semelhantes ao taekwondo. A primeira parte da palestra foi aberta com uma apresentação do seus vídeos, podendo ser relatado pelo Ireno como ele chegou a conclusão desse trabalho. Para finalizar foi aberto para os presentes as perguntas, onde ele relatou para todos como foi seu trabalho para chegar a conclusão de seu trabalho.
Na manhã de sábado foi dado inicio a parte prática do curso com uma infinidade de movimentos que podem ser trabalhados para melhorar as possibilidades de força, explosão, que são divididas em saltos, coordenação, pliometria especifica do taekwondo.
O treinamento foi dividido em 4 partes, dois periodos no sábado e dois períodos no domingo, quase 16 horas de treinamento intensivo. Alguns que estavam machucados ou sem treinar preferiram ficar de fora, mas não deixando de aproveitar a oportunidade, ficavam de fora filmando ou anotando todos os exercícios passados nos dois dias de treinos. Como exemplo para todos tivemos o Presidente da FESPT treinando e suando a camisa com todo mundo.
Ao final do domingo todos estavam claramente muito cansados, mas ao mesmo tempo satisfeitos pela qualidade do curso oferecido pela FESPT aos seus membros.
No final da manhã de domingo o Presidente Júnior agradeceu a presença de todos que deixaram suas casas para prestigiar o trabalho da Federação, disse que esse é um dos outros grandes cursos que trará para nosso estado, mostrando que está realizando um trabalho coeso com responsabilidade. Para finalizar o Presidente realizou a entrega de mais Kit´s para as academias filiadas, cumprindo seu compromisso de apoiar não somente o alto rendimento mas, a base do taekwondo, oferecendo nesta etapa do plano, equipamentos.
Foram contempladas as academias:
1. Vinhedo Taekwondo NC
2. Círcolo Italiano São Caetano do Sul • SEEST
3. Academia OTC Carlos Costa
4. Ribeirão Taekwondo Bang
Para a realização do evento tivemos o apoio fundamental dos seguintes parceiros:
• Bad Boy
• Primesports
• UNICAMP (UNIVERSIDADE DE CAMPINAS)
• BANG.COM.BR

• Taekwondo UNICAMP (Profº Fábio Sunica e Profº Gustavo Henrique)
• OTC Carlos Costa (Mestre Carlos Costa e equipe)
• Coordenadores da FEF (Faculdade de Educação Física da UNICAMP):
• Profº João Paulo Borin (Coordenador de Graduação)
• Profº Dr. José Julio Gavião de Almeida
• Profº Emerson Teodorico Lopes
• Profº Paulo Ferreira de Araújo (Diretor da FEF)
• Profº Odilon Roble ( Coordenador de Extensão )
• Func. Mario Maggi (responsável pelo ginásio da FEF).

Agradeço a todos da FESPT pela confiança em nosso trabalho para realizar esse evento em nossa cidade.

Mestre Carlos Costa
Chefe da Comissão da Organização Local e Relator

Prêmios e Reconhecimentos

1. Personalidades
Autoridades, dirigentes, pessoas que se dedicam e apoiam o crescimento do taekwondo no estado de São Paulo
2. Galeria dos Campeões
Atletas paulistas que fizeram e fazem parte da história do taekwondo do estado de São Paulo
3. Prêmio Brasil de Taekwondo
Prêmio anual em reconhecimento aos técnicos e atletas que se destacaram durante o ano.