NOTÍCIAS



Campeonato Paulista 2013: Impressões

Daisa Lopes, da Assessoria de Imprensa

Impressões coletadas pelos participantes durante as etapas do Campeonato Paulista 2013 da FESPT.

II ETAPA DO CAMPEONATO PAULISTA DE TAEKWONDO EM MOGI DAS CRUZES – 13/04/2013

MESTRE RICARDO ANDRADE SILVA – ACADEMIA IPIRANGA DE SÃO PAULO: Nesta II etapa já percebemos a diferença no número de atletas participantes. Na I etapa participaram 250 atletas e agora na II etapa temos mais de 350. A infraestrutura também já mudou bastante. Trouxemos 40 atletas e muitos deles foram campeões nesta fase.

MESTRE CARLOS NEGRÃO – ACNT-TIME (PARCERIA C/ JUVENTOS) DE SÃO PAULO: Nós temos uma grande expectativa com esta nova Federação. Queremos um Taekwondo mais justo, mais claro, mais honesto, mais responsável. Sabemos que o taekwondo de São Paulo é o mais forte da Confederação, pois é o que tem mais atletas, maior número de mestres e professores. Esperamos que esta Nova FESPT faça uma grande gestão e que possa recolocar o estado de São Paulo em situação de destaque no Brasil. Queremos os taekwondistas atletas, professores e mestres possam ser melhores atendidos e se sintam mais orgulhosos em participar de eventos como este.
Eu comecei no taekwondo em 1976, em Marília, com o Mestre Kun Mo Bang, fui contemporâneo do Mestre Maninho e do Mestre Ricardo, fui atleta da seleção paulista, representei o Brasil, fui técnico da seleção paulista e da seleção brasileira, participei das olimpíadas na Austrália, em Pequim, em 3 Pan-americanos, inclusive do Rio de Janeiro, sou autor do livro “Taekwondo Fundamental” e a minha vida toda pratiquei o esporte. Este ano montei uma nova Associação com incentivo do Governo. Temos um grupo grande de atletas já treinando, em parceria com outros clubes. Estou com uma grande expectativa com a FESPT e quero colaborar e participar dos eventos para unir forças para que o taekwondo volte a ser o esporte mais forte do Estado de São Paulo. O taekwondo brasileiro vive um momento muito especial e único, que pode não se repetir, portanto temos que aproveitar as oportunidades, principalmente com a proximidade dos jogos olímpicos no Rio de Janeiro, que nos traz o aporte de apoio e de patrocínio a nível municipal, estadual, nacional e de incentivos particulares. Minha associação parte de um patrocínio particular e acredito que se conseguirmos manter um formato claro e justo nas competições, conseguiremos atrair um maior número de patrocinadores e viabilizar que mais atletas treinem e lutem pelo incentivo, obtendo assim, maior visibilidade na mídia. Temos que captar e executar o melhor trabalho para nos manter em evidência.

MESTRE CARLOS COSTA (OTC CARLOS COSTA) CAMPINAS: “Tenho um imenso histórico dentro do taekwondo. Comecei com 11 anos, hoje tenho 27 anos de prática do esporte. Sempre gostei muito das competições e entrava para ganhar. Demorei 10 anos para ganhar um campeonato paulista, me esforcei muito e talvez seja por isso que estou colhendo frutos. Hoje sou recordista em títulos estaduais, 10 vezes campeão paulista, recordista em títulos nacionais, sou o único brasileiro a ter 9 títulos nos campeonatos brasileiros, sou campeão Pan-americano, Sul-americano, medalhista em copa do mundo, terceiro do mundo, sou o atleta da minha geração que mais conquistou medalhas dentro e fora do Brasil. Estou muito feliz de participar de um evento como este, adoro encontrar amigos lutadores e ver esta evolução na organização do campeonato paulista. Barreiras estão sendo quebradas pela Nova FESPT, vejo a força de vontade e a intenção de trazer benefícios para o taekwondo, para seus praticantes para as academias. Com estas atitudes da Nova Federação, o esporte cresce e evolui junto com o Comitê Olímpico Brasileiro. Acredito que a comissão que está a frente da FESPT nesta nova administração, quer trabalhar em prol do taekwondo e com isto o esporte volta a crescer. Sou da época que São Paulo ganhava 8 de 10 competições brasileiras nas categorias masculinas e femininas, e São Paulo possui os melhores atletas, melhores técnicos, mestres e os melhores organizadores de competições. Este nível estava se perdendo na antiga Federação, estava cada um seguindo seus passos, realizando seu trabalho individual e esta Nova Federação tende a unir todos em benefício do esporte que só vai somar para a Confederação. Esta nova visão administrativa é muito positiva, pois são pessoas que sempre trabalharam pelo taekwondo e estão mostrando na prática como é o esporte em São Paulo e como ele deve ser tratado e visto. Os projetos de incentivo ao esporte é uma tendência que todas as academias precisam, esta crescendo a visibilidade do esporte fora do país e a FESPT está trazendo este suporte para nossos atletas, desde o infantil ao master, em todas as faixas coloridas. A FESPT realiza este evento com tecnologias presentes nas competições internacionais e este é um passo a frente de todos os estados brasileiros, que com certeza, irá fazer a diferença em uma competição como as olimpíadas de 2016.

FINAL DO CAMPEONATO PAULISTA DE TAEKWONDO - SÃO CAETANO DO SUL – 05/05/2013

ANA PAULA BEPPU – MÉDICA: A Prefeitura Municipal de São Caetano convocou médicos e enfermeiros para salientar a importância presença da nossa equipe nos eventos de esporte, onde podemos prevenir uma contusão leve e, se for mais grave, encaminhamos diretamente para assistência dar todo suporte e segurança aos atletas.

RODNEY PENNA SARAIVA – MESTRE DA ASSOCIAÇÃO RODNEY DE TAEKWONDO SANTOS/GUARUJÁ: Esta competição reuniu uma quantidade surpreendente de atletas, eu nunca participei de uma competição com um número inédito de atletas. Acho que este é o resultado do trabalho da Federação, reunir tantos competidores de alto nível nesta final e acredito que muitos destes atletas podem representar o esporte em uma competição nacional. O estado de São Paulo é uma grande potência e a Federação esta dando suporte para o esporte evoluir juntamente com os outros esportes olímpicos, trazendo os equipamentos eletrônicos em todas as etapas do campeonato, o que é fundamental para garantir a veracidade da pontuação. Também achei fundamental os vídeos-replay, que tiram nossas dúvidas durante a luta e dá mais autonomia aos árbitros. O que eu percebi desta Nova Federação é que estão dando mais valor aos atletas, mestres, professores e dirigentes para manter a união e o respeito entre todos, independente da competitividade do esporte, estão conseguindo realizar um trabalho correto para manter todos unidos em prol de fortalecer o taekwondo no Estado de São Paulo e no Brasil. Minha equipe é iniciante e está adquirindo experiência. No tempo que eles têm de taekwondo e na quantidade mínima de lutas, até que eles estão mantendo o nível dos atletas que tem 10 anos de faixa preta, mas ainda não alcançamos o resultado esperado.

MARCELO TODARO – COORDENADOR DO TAEKWONDO DE SÃO CAETANO – ACADEMIA CIRCOLO ITALIANO: Estamos juntos deste a primeira etapa da competição paulista e já percebemos as mudanças na organização e na postura dos envolvidos neste evento. O sucesso de público hoje é o resultado do trabalho da Federação que pode ver os atletas e seus familiares felizes em participar de um campeonato. Tudo mudou com esta Nova Federação e mudou para melhor, por isso estamos vendo este sucesso. Nós mestres sempre pedimos melhoras na estrutura dos campeonatos, pelo nível dos nossos atletas, queríamos muito os coletes eletrônicos para não acontecer mais falhas humanas e no mundo todos já se usa estes equipamentos eletrônicos e nós, o melhor estado do país, estávamos atrasados. Nesta gestão percebemos a inovação nas competições para promover o atleta e deixá-los preparados para as próximas olimpíadas. Estamos realizando uma seqüência de treinamentos com nossos atletas, focado e usando todo equipamento de tecnologia que usam em todas as competições e nos Centros de Treinamento. Nosso Centro é um núcleo da Federação, inclusive um de nossos atletas acabou de chegar do Canadá, Caio Moraes, que ganhou medalha de bronze lá e já está aqui presente competindo. O foco é este: preparar os atletas para todas as competições como Paulista, interclubes, Brasileiro e olimpíadas de 2016. Realizamos um trabalho de base para os atletas, buscando o equilíbrio perfeito e revelamos talentos para as disputas das categorias cadetes e juniores. Hoje possuímos 14 atletas que participam dos intercâmbios nos trabalhos da academia. Gostaria de parabenizar a Federação e o presidente José de Souza Júnior, que chegou com esta iniciativa de mudança, união do Taekwondo e principalmente na busca de recursos por meio de projetos incentivados pelo Governo. Acho que era isso que faltava para manter este ginásio cheio, com muitas lutas e o atleta satisfeito.

ALISON YAMAGUTI – TÉCNICO DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE TAEKWONDO: a Federação veio para dar o “start” positivo para o taekwondo e tentar obter melhores resultados durante as competições. A primeira iniciativa foi trazer novas tecnologias para o conhecimento dos atletas, adaptando algumas ferramentas técnicas para manter o nível dos atletas internacionais. Os atletas que estão iniciando e aqueles que nunca tiveram a oportunidade de disputar campeonatos internacionais, estão tendo agora a oportunidade de utilizar equipamentos tecnológicos que ajudam a profissionalizar o esporte desde os mais novos até os faixa-preta. A primeira fase de adaptação da Federação foi concluída e vão colher os frutos deste investimento no futuro bem próximo.  Estamos preparando atletas bem fortes para disputar as Olimpíadas de 2016, o difícil será selecionar os 4 principais atletas. São Paulo ainda é hegemonia no esporte, mais de 50% dos atletas de Taekwondo são paulistas, então temos muito trabalho pela frente até as olimpíadas, escolher a melhor técnica, melhor capacidade intelectual, etc, e este não é um trabalho meu, é de uma comissão. Este evento é um trabalho de sucesso da Federação que propõe a união dos atletas, professores, dirigentes e mestres, que para mim é fundamental para o sucesso de qualquer esporte. A união e o respeito da FESPT é um grande começo para o reconhecimento deste esporte no estado de São Paulo, no Brasil e no mundo.


DEPOIMENTO PRESIDENTE DA FESPT – JOSÉ DE SOUZA JÚNIOR: Primeiramente agradeço a todos nos participantes, a equipe organizadora, técnicos, mestres, prefeituras municipais, Secretaria Estadual de Esporte, em especial o Prof. José Ilário de Moraes, que esteve presente em todas as fases deste campeonato. Este campeonato é muito importante pra nós. Tive o imenso prazer de ver as crianças participando com todo fervor. Crianças que saíram de suas casas com o apoio dos pais e familiares, para praticar um esporte e se dedicar a ele. O sorriso no rosto destas crianças, a participação e sua luta ajuda na formação do caráter, da índole e principalmente na humildade de se tornar um ser humano cada vez melhor, seguindo sempre o caminho do esporte, o caminho do bem. Venho por meio deste manifesto, encerrar este campeonato e agradecer estas crianças que participaram e que demonstraram através do Taekwondo uma perspectiva, uma vontade de vencer e o sorriso lindo que cativou a todos que as estavam assistindo. A pratica do taekwondo segue uma filosofia: a busca do caminho, da perfeição, a evolução da mente e do espírito através do corpo, da prática da artes dos pés e das mãos; uma mente forte, respeito e dignidade. Queremos fomentar cada vez mais esta iniciativa do esporte para tirar estas crianças das ruas e evitar muitos problemas como as drogas, a violência e a solidão. Acredito que o Taekwondo há de abrir caminhos e oportunidades para estas crianças que lutam para ter condições de realizar um sonho, o de vencer na vida. Uma das metas da FESPT é criar projetos sociais para revelar campeões. Este é um exemplo de vida que quero sempre lembrar, o mesmo que acontece no futebol, quero dar oportunidade para nossas crianças e através do taekwondo, propor condições e base seguirem seu caminho e serem verdadeiros campeões. Fico muito feliz e contente de realizar um trabalho como este, elaborar projetos sociais através do esporte para que possamos auxiliar e melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas e inseri-las na sociedade. Vamos buscar recursos governamentais para fomentar estes projetos que, além de promover educação, saúde e felicidade também irá auxiliar no processo de formação familiar destas crianças, jovens e adultos.

Prêmios e Reconhecimentos

1. Personalidades
Autoridades, dirigentes, pessoas que se dedicam e apoiam o crescimento do taekwondo no estado de São Paulo
2. Galeria dos Campeões
Atletas paulistas que fizeram e fazem parte da história do taekwondo do estado de São Paulo
3. Prêmio Brasil de Taekwondo
Prêmio anual em reconhecimento aos técnicos e atletas que se destacaram durante o ano.